
Eu preciso estudar muito antes de conversar em inglês
Falar um novo idioma desde o primeiro dia? Isso pode parecer contra intuitivo. Muitos de nós sentimos que precisamos estudar primeiro, até o glorioso dia em que estamos “prontos” e temos palavras “suficientes” para finalmente ter uma conversa real.
A verdade é que esse dia nunca chegará! Mesmo quando você tem tudo, mas ainda não domina uma língua, você diz que ainda não está pronto. Sempre haverá mais palavras para aprender, mais gramática para aperfeiçoar e mais trabalho para ajustar seu sotaque. Você apenas tem que aceitar que haverá alguns problemas de comunicação e você lidará com eles exatamente falando cada vez mais, então não foque no que não sabe, mas sim naquilo que já sabe! Isso implica em aceitar as pequenas imperfeições, especialmente durante os estágios iniciais. Use a linguagem, mesmo que você possa escorregar um pouco. Estar bem com isso é o truque para usar a linguagem agora, ao invés de esperar muitos anos!
Não consigo focar
O segredo é simples, você precisa: focar em um grande projeto de cada vez. Fique comprometido com o projeto prioritário, não importa o que aconteça, mesmo que distrações possam tentá-lo a tentar assumir dois ou mais projetos interessantes simultaneamente.
Aqueles com foco farão com que os vários interesses ou sonhos que eles têm na vida se realizem sequencialmente, e não em paralelo, para que eles não se espalhem muito. Desta forma, nada é negligenciado. Siga esses 4 passos abaixo e se surpreenda com o foco que você terá para aprender idiomas!
- Acalme sua mente! Tire um minuto ou dois para se sentar em uma posição confortável e respire profundamente com o seu estômago. E quando sentir que está “empacado” na aprendizagem de idiomas ou qualquer outra tarefa na verdade! Faça outras atividades rápidas, de 3 a 5 min e depois retorne à aquela atividade difícil com outros olhos, caminhar também ajuda. “Caminhar é o melhor remédio de um homem”, disse Hipócrates há mais de 2.000 anos atrás!
- Elimine distrações! Trabalhe com paciência e sistematicamente, adicionando cada nova habilidade à sua vida, uma de cada vez.
- Simplifique as coisas difíceis! Faça um passo a passo do que vai fazer para chegar até o lugar alto que deseja! Quanto mais simplificamos nossas vidas e nossos empregos, mais trabalho fazemos. Mas não queremos apenas que o trabalho seja feito, queremos que as tarefas importantes sejam realizadas, as tarefas que fazem a diferença no quadro geral. Muitos de nós nos ocupamos fazendo tarefas que são desnecessárias, perdendo tempo com coisas que não estão agregando valor a nossas vidas ou a nossos empregos. Se você puder simplificar e eliminar o desnecessário de sua vida, terá mais tempo para se concentrar no que é importante, e também se tornará muito mais fácil manter esse foco.
- Se exercite! Nós todos sabemos que o exercício cria energia e é também uma maneira poderosa de reduzir o estresse, pois as endorfinas são liberadas pela glândula pituitária para bloquear sentimentos de dor ou estresse. A serotonina, outra substância química liberada durante o exercício, melhora nosso humor e nossa sensação de felicidade. O exercício também é responsável pela criação de novos neurônios no cérebro que nos permitem processar e armazenar informações com mais facilidade.
Maestria é Impossível, Sempre Terei Um Sotaque Estranho
Mesmo se você sempre tiver um sotaque, isso não é motivo para não colocar tudo neste projeto para que você possa ser um orador genuinamente fluente. Falar perfeitamente é impossível, porque até os falantes nativos cometem erros. E os falantes nativos também têm sotaques interessantes e variados!
Eu não sei sobre você, mas meu português não é perfeito. Hesito quando estou nervosa, esqueço precisamente a palavra certa de vez em quando, e há muitos tópicos sobre os quais me sinto desconfortável falar. Aplicar padrões mais elevados ao seu idioma desejado (como o inglês) do que você faria para o seu idioma nativo (como o português) é um exagero.
Quando as pessoas pensam que falar uma língua significa nada menos que ser capaz de debater a política do Brasil (difícil de entender em português mesmo!), sem nenhum sotaque ou hesitação, então pode realmente parecer que levaria décadas para poder dizer que você pode realmente falar uma língua com maestria! Se você tem isso em mente, então por que se incomodar em começar a aprender inglês, já que é tão impossível assim?
Tenha certeza de que a fluência é muito possível para nós, meros mortais, mesmo para aqueles de nós que fomos mal nas línguas da escola, como o inglês e espanhol. Comece com um nível de conversação menor primeiro e depois se esforce para a fluência. A maestria pode realmente vir com o tempo (mesmo que a perfeição em qualquer idioma não seja possível), mas tenha objetivos de curto prazo primeiro, como montar as frases mais fáceis e utilizadas corretamente.
Demasiada ênfase é colocada em falar sem sotaque, como se ser um espião fosse o ponto final do seu projeto de linguagem ao invés de se comunicar com outros seres humanos. Ter um pequeno sotaque pode ser bem charmoso. Acredite, isso não impede a comunicação.
A redução de sotaque é possível quando trabalhada corretamente, como em nossas aulas (para mais informações entre em contato pelo e-mail: contato@campus.english4us.com.br.)
Minha família não me apoia
Quando decidi levar a sério meu chinês, achei que minha família e meus amigos iriam me apoiar instantaneamente. Infelizmente, este não foi o caso. Muitos de nós passaremos por essa dificuldade. Nossos amigos ou familiares podem não oferecer qualquer apoio – relacionado ao idioma ou moral – para nos ajudar com esse enorme desafio.
Não existe uma solução simples e única para este problema. Mas a primeira coisa que você deve fazer é dizer a seus amigos e familiares que você é apaixonado por aprender um novo idioma e que você realmente precisa do apoio deles. Eles podem não apreciar o quão sério você é dedicado a aprender o idioma. Eles podem ter pensado que era apenas um passatempo bobo. Mostrando-lhes como você pode ser sério convencê-los a dar-lhe o apoio que você precisa. Você está lendo alto e as pessoas da sua casa riem de você? Peça ajuda a eles na pronuncia, tente mostrar o que você está aprendendo, pode ser que eles gostem também e você se surpreenda!
E se você ainda tiver problemas para obter o apoio que precisa dos mais próximos a você, lembre-se de que existem enormes comunidades de pessoas on-line e em sua cidade que compartilham sua paixão pela aprendizagem de idiomas – até mesmo falantes nativos – para que você sempre encontre apoio, mesmo que não seja dos amigos que você já tem.
Eu já esqueci tudo o que aprendi, não posso reaprender
Quando você era mais jovem, até sabia falar inglês, mas agora esqueceu tudo e não tem mais jeito? As pessoas que costumavam falar uma língua diferente quando eram jovens, mas nunca adquiriram a fluência, muitas vezes sentem que deixam escapar uma oportunidade de ouro por entre os dedos. Mas é apenas um caso de reiniciar seus esforços e começar de novo com esse idioma até que você o recupere, ou até mesmo se surpreenda e fale ainda melhor do que antes, aprendendo com os melhores métodos utilizados pelos melhores falantes de outros idiomas espalhados pelo mundo.
Lembrar um idioma que você esqueceu não é o mesmo que aprender um idioma do zero. Você precisa “ressuscitar” essas memórias desse idioma zumbi que ainda está em sua mente, e, ao mesmo tempo, evitar os problemas que fizeram você esquecer a linguagem.
A boa notícia é que não é tão assustador quanto parece. Temos 3 dicas práticas que podem ajudar você a lembrar seu idioma de destino e voltar ao caminho da fluência.
Crie uma imersão nesse idioma
Você perdeu o idioma porque não o usou! Uma das maneiras mais eficazes de reaprender e reviver uma linguagem esquecida é mergulhar na linguagem da maneira que você puder (a propósito, isso também é verdade para aprender uma língua do zero).
É claro, é mais fácil se você está visitando ou morando em um país onde seu idioma de destino é falado, mas nem todo mundo pode fazer isso na hora, eu mesma prendi vários idiomas sem sequer ter saído do Brasil. Felizmente, você pode obter imersão de sua própria casa com conteúdo visual e auditivo no idioma de destino, com a tecnologia de hoje, você pode facilmente consumir conteúdo de falantes nativos, acessar filmes autênticos, programas de TV, transmissões e videoclipes que estão no idioma de destino. Se você estiver tentando aprender francês, por exemplo, não levará muito tempo para começar a assistir a clipes de filmes franceses no YouTube. Use e abuse da Técnica da Imitação, imite o cantor americano que você gosta, ou aquele personagem da série que você admira! Utilize os Flash Cards para memorizar as principais falas das músicas, séries e filmes que você quiser aprender para utilizar no seu dia a dia. É difícil esquecer uma língua com esse tipo de suporte de aprendizagem!
0 respostas em "10 Mitos sobre Aprendizagem de Inglês e qualquer outro idioma | Parte 2"