
Você está construindo seu processo de aprendizagem de línguas com regras de gramática e exercícios escritos?
Ou não está dando maior foco em ouvir e falar o seu novo idioma?
Fica perdendo tempo se concentrado nos pequenos detalhes da língua fazendo seu cérebro pifar para falar?
Está escrevendo toneladas de listas de vocabulário?
Então você está tentando, porém está fazendo da forma errada!
Claro que esses aspectos também são importantes, especialmente quando se trata de dominar a leitura, a escrita e a audição (para uma prova por exemplo). No entanto, você não vai chegar longe se você estiver perdendo a chave para a fluência: a fala.
“Deu branco! Por que diabos não consigo falar inglês direito? ” Você já se pegou pensando nisso?
O que vou te contar, 99% dos alunos brasileiros que estudam inglês não sabem!
O verdadeiro motivo pelo qual os alunos de inglês ficam frustrados e confusos e nunca se tornam fluentes é porque os métodos tradicionais de aprendizado de língua inglesa não os treinam para falar. Você pode até dizer “mas na minha escola de inglês nós não podemos falar em português!” Legal, mas quantas pessoas têm na sua sala? Seu instrutor/teacher realmente consegue te corrigir o tempo todo? E você fala o tempo em inglês mesmo?
O método de ensino brasileiro é focado em adolescentes que vão prestar algum tipo de prova (de inglês ou que contenha o idioma, como vestibulares, TOEFL, IELTS), logo eles precisam muito da gramática, normalmente ensinada na língua nativa e com o tempo ler, escrever, e entender o inglês se tornam bem mais fáceis do que falar de fato. Infelizmente esse método é repassado para os adultos por vários motivos financeiros (afinal criar um material diferente seria bem caro para a franquia de idiomas que já cobra caro de você pela estrutura que têm!)
Então entenda isso…Não é culpa sua se você ainda não consegue se expressar fluentemente.
Há um problema comum para muitos alunos que se concentram em regras e na escrita adequada, mas que não praticam sua fala: não conseguem entender os falantes nativos e eles travam durante conversas reais. Nós não queremos que isso aconteça com você também!
Queremos que você consiga se expressar da forma mais natural possível quando falar com um nativo, assim você fará novos amigos facilmente e todos ficarão impressionados, até mesmo você! É por isso que lhe daremos hoje 12 táticas de aprendizado que o ajudarão a falar com fluência. A melhor parte é que eles são aplicáveis a qualquer idioma que você decida aprender.
Abaixo estão as 12 dicas imperdíveis para você desbloquear a fala do inglês!
Não importa seu nível, elas funcionam!
- Tradução no more! Sua mente agradecerá se você não a sobrecarregar com traduções, ela fica mais lenta e pesada! Faça um teste agora: Tente não pensar em nada (práticas de Yoga comprovam que você se torna mais eficiente quando controla sua mente), agora olhe para um objeto e diga seu nome em inglês! Se você não sabe, pode procurar, mas não diga o nome na sua língua nativa. Faça isso com as coisas ao seu redor, o aplicativo Anki pode te ajudar a lembrar o que você aprendeu!
- Imite: Lembra daquele filme? Daquela fala engraçada? Veja novamente! Como “Bazinga” (The Big Ban Theory).
Claro, você já deve estar muito familiarizado com as cenas até agora, mas você não ficará entediado porque este é um super método de aprendizagem eficaz com o propósito de te fazer falar e soar como um nativo. Pause o filme/série com frequência e imite a fala!
Ouça a maneira como os atores pronunciam as palavras e tente fazer o mesmo.
Uma vez que você é capaz de mover sua boca mais rápido e brincar com esses sons estrangeiros com mais facilidade, pare de pausar e apenas tente repetir o que os personagens estão dizendo ao mesmo tempo! Isso exige que você compreenda cada palavra que eles dizem no momento e fale rapidamente. Uma vez que você está imitando como um papagaio, seu sotaque começará a se aproximar cada vez mais do sotaque desse falante nativo que você está imitando. Use um espelho para isso e preste muita atenção na sua boca, gestos e linguagem corporal! No caso da língua inglês, observe o ex presidente o Obama por exemplo (conhecido como um dos melhores oradores dos últimos anos), como ele sorri, como ele gesticula, como faz piadas, imite-o! Entenda como os americanos agem e copie, simples assim! Fique atento as diferentes entonações, afinal o inglês é uma língua estressada, existem várias ênfases dadas por meio do “stress” nas palavras e frases que mudam o significado do que foi dito.
- Pense em inglês: Reza a lenda que você só se torna fluente quando você percebe que já está pensando em outro idioma. E isso é a mais pura verdade! Quando acaba o leite da sua casa, se você pensar: I gotta go to the supermarket, opa você já está fluente no inglês! Porém quando você fica constantemente fazendo traduções mentais em sua língua nativa, você não consegue obter bons resultados relacionados à fluência! Quando você para de traduzir, você conscientemente pode pensar sobre sua rotina em inglês. Coisas do tipo: preciso comprar pão, ir ao supermercado, etc. Se você não sabe como dizer em inglês, pergunte em nosso fórum, nossa equipe e seus colegas estarão lá para ajudar! A tradução pode lhe ser útil apenas para FRASES (isso mesmo, FRASES) pequenas que você utiliza no seu dia-a-dia. O que você usa no trabalho? No supermercado? No correio? No ônibus? Na igreja? Em casa?
- Frases simples: Comece sua frase utilizando a ordem direta da fala Sujeito + Verbo + Objeto. Não complique, simplesmente fale direito! E por favor, preste atenção no tempo verbal utilizado.
- Fale sozinho: deixa a vergonha de lado e fale consigo mesmo! Quando você já consegue pensar em inglês se torna muito legal falar sozinho, e mesmo que ninguém te corrija, você se sentirá mais confortável para falar! Uma boa dica é: pegue seu celular e finja que está falando com alguém! Sobre o que tanto você conseguirá falar? Entreviste a si mesmo, fale sobre aquilo que você mais gosta de fazer. Lembre-se que é sempre bom saber contar sobre suas experiências, mas em inglês! Tenho certeza que você deve ter histórias que vão cativar qualquer um (se não tiver nenhuma história interessante está na hora de se aventurar um pouco!)
- Fale quando e com quem puder! Agora que você já falou muito consigo mesmo, você já está mais relaxado e confiante para falar sobre esses assuntos legais com outras pessoas, como com seus amigos íntimos, um tutor, um amigo estrangeiro, um aplicativo de namoro (tem casos de poliglotas homens que criaram perfis masculinos apenas para conseguir uma boa conversa em outra língua!) Então seja criativo e fale com alguém!
Mesmo quando você está imitando os atores de um filme estrangeiro, você não perceberá que sua pronunciação é um pouco fora às vezes. A mente humana é uma coisa peculiar. Ela pode facilmente distorcer nossas impressões e podemos pensar que nós falamos perfeitamente mesmo quando cometemos sérios erros. É por isso que ter um tutor ou amigo com você nessa jornada pode agilizar, facilitar e muito o seu aprendizado de um novo idioma. Vocês podem ter um acordo de apenas falar na língua estrangeira e corrigir quando necessário. As correções podem levar a discussões interessantes sobre a pronúncia adequada de certas palavras, e os confrontos serão produtivos quando você analisa a fala nativa. Vocês também podem fazer planos e definir metas juntos, aumentando seu nível de responsabilidade e mantendo você no bom caminho para fluência. Por que não dar R$ 50,00 para cada erro que você comete duas ou mais vezes na fala?
- Não deixe o medo dominar! A lógica é a seguinte: menos medo, mais fala. Mais medo e adivinha? Você trava! Quanto mais você falar, mais as pessoas verão seu esforço e ficarão felizes em ajudar! Um americano nativo jamais te corrigiria sem você pedir por isso! Então seja feliz e fale como uma criança que quer contar que viu na escola hoje.
- Foque em ser entendido e não na gramática: meu bem, nem em português você presta tanta atenção assim na gramática, pois ela é natural na sua fala! Faça o mesmo com o inglês, aprenda a utilizar muito bem a ordem direta (S+V+O), que o resto fica muito mais fácil!
- Use Trava-línguas: Eles, além de melhorarem sua dicção, ajudam e muito a melhorar a pronúncia das palavras em inglês! Não se preocupe se não falar tudo certinho, o mais importante aqui é não parar de falar! Tente esses bem rápido: I saw a kitten eating chicken in the kitchen/ She sells seashells by the seashore
- Se conheça na sua própria língua: Quais frases você mais repete? Como por exemplo o né! Em inglês você pode usar o “you know/ I mean” (mas não repita muito, pois pode ficar cansativo igual no português)
- Faça descrições em inglês: descreva sua casa, família, amigos, você mesmo, descreva momentos! Isso estimulará o pensamento em inglês!
- Relaxe e Viaje! Não seja seu pior inimigo ao aprender uma nova língua! Não se preocupe em como você soa quando fala com algum nativo em outro país. Quando você quer se tornar realmente fluente em um determinado idioma, você tem que entender a cultura por trás das falas! É importante ver e sentir os países por dentro, e se tiver dinheiro por fora também ajuda e muito! É aí que todos os idiomas e frases começam a fazer sentido. Você encontrará vários falantes nativos que ficarão felizes em ajudá-lo a aprender melhor o idioma. Viajar não é uma decisão simples a se fazer, principalmente porque custa caro. No entanto, não há metas que você não consiga alcançar com planejamento e orçamento adequados!
Hi, this is a comment.
To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.