
Pensar é um processo natural, constante e íntimo. Se você pode pensar em um idioma, você deve ter assimilado o idioma a tal ponto que agora ele é parte de você, portanto você atingiu a verdadeira fluência. As traduções já deixaram de acontecer a todo tempo no seu cérebro, você se sente confortável pensando em inglês ou em outro idioma. Se isso ainda não acontece com você, continue lendo este artigo! Se já acontece, continue lendo também pois pode te auxiliar na aprendizagem de outros idiomas!
Tenho uma boa notícia: pensar em seu idioma alvo é absolutamente aprendível. É algo que você pode – e deveria – começar a trabalhar agora mesmo. Você só vai precisar de um pouco de prática! E a melhor parte? Pensar é, naturalmente, a raiz de todas as outras habilidades, são nos pensamentos que você vence ou perde a batalha! Então pense corretamente, e você verá a drástica melhora em todas as suas habilidades com a nova língua.
Passo 1: Use a tradução ao seu favor!
Você já tentou traduzir seus pensamentos? Claro, parece ser o passo mais óbvio a seguir, mas nem todos o fazem. Algumas pessoas são muito visuais ou quantitativas, o que significa que elas não têm fluxos de palavras constantemente passando por seus cérebros. Comece a fazer o seguinte exercício cerebral: pense em como é a sua vida e agora…traduza!
Quando você lembra de conversas com amigos, família, traduza. Quando você pensa em sua rotina, traduza. Quando você está amaldiçoando o clima, seus vizinhos, a longa fila no banco ou supermercado … traduza!
E como você deve fazer isso? Simples, se está no nível iniciante descreva as coisas e pessoas ao seu redor. Quando não souber o nome correto diga a cor ou algo que já sabe sobre aquilo. Por exemplo, você esta dirigindo e vê um grupo de adolescentes brincando de queimada. Você não lembra o nome do jogo em inglês (que por sinal é dodgeball) mas você se lembra de boys, girls, playing, ball. O mesmo vale para lojas, animais, prédios, pessoas. Tente se lembrar do plural das coisas que vê, alguns irregulares como: person – people (não coloque o s aqui, esse é um erro fatal!). Qualquer coisa ajuda!
Começando assim será fácil começar a formar frases simples usando um sujeito + verbo + objeto (regra do *Sorvete* S+V+O).
Se você ainda não descobriu como dizer o que esta pensando, tente criar uma frase parecida com o que quer dizer mas de forma simples, utilizando adjetivos, pronomes e verbos fáceis de lembrar. Afinal existem algumas expressões idiomáticas (idioms) que você precisará de um pouquinho mais de paciência e do nosso método (Dialogue Cards revisados em períodos específicos de tempo para decora com áudio de nativos para que você os imite perfeitamente ou o mais próximo que conseguir, caso queira saber mais sobre o método contate-nos pelo e-mail contato@campus.english4us.com.br) para memorizar facilmente.
Passo 2: Use seus sentidos para pensar em outro idioma!
Estudar gramática ou decorar listas de palavras novas não funciona! Você precisa aprender a pensar como um americano, como? Se expondo ao idioma e imitando os nativos dessa língua!
Da mesma forma que você aprendeu o português absorvendo naturalmente tudo o que seus pais ou as pessoas ao seu redor estavam falando, você precisa absorver a língua que deseja aprender, pense no seu cérebro como uma esponja que absorve tudo o que está ao nosso redor para nos ajudar a comunicar uns com os outros, utilizando os 5 sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição. Claro que você vai pensar nas coisas que acontecem no seu dia a dia, então não será muito útil ouvir um áudio sobre política, ou músicas aleatórias que não te ajudem a começar a pensar em inglês ou outro idioma nas pequenas coisas do seu dia. Olhe para as comidas que você come todo dia, os pensamentos que tem quando está com fome, com sede, com vontade de ir ao banheiro, aprenda a falar as coisas espontâneas que passam pela sua mente todos os dias, pois são expressões dos seus instintos básicos. Maslow descreve bem como nos sentimos, preste atenção na Pirâmide de Maslow abaixo:
Quais são seus pensamentos mais constantes quando falamos das suas necessidades fisiológicas? Afinal você é um ser humano, que precisa comer, beber, dormir, tomar banho, fazer várias atividades essenciais para sua vida, e que você faz todo dia!
E quando falamos da sua segurança, por exemplo a necessidade de trabalhar, o que você pensa quando está indo para o trabalho? Quando está fazendo compras para prover o alimento para sua família? E quando você está indo ao médico fazer uma revisão geral?
Sobre suas necessidades sociais, que tipos de assuntos você mais fala com seus amigos e família?
E quanto a sua autoestima? O que você diz quando se olha no espelho? Já pensou em dizer isso em inglês ou em outro idioma? Você diz que é confiante e respeitado por outros? (se não diz isso nem em português, você deveria aprender a pensar mais positivamente isso vai te ajudar a prender línguas e qualquer outra coisa que desejar!)
No topo da pirâmide está o último, mas não menos importante (the least but not least, olha só acabou de aprender um idiom em inglês!)
Dica importante: Comece a usar dicionários monolíngues para ajudar se já estiver no nível intermediário, assim você pode conferir se está usando a palavra nova que deseja corretamente! Se você já é nosso aluno tanto do material básico gratuito quanto dos cursos específicos, você já sabe que não deve decorar palavras/verbos isolados, sempre com frases e áudios para saber utilizá-los corretamente! E para lembrar de tudo que estudou use e abuse dos Dialogue Cards e do Sistema de Repetição Espaçada para lembrar com mais facilidade de tudo que você vive, mas em outro idioma como o inglês! O WordReference é um excelente dicionário em inglês! Se a definição for muito difícil de entender, use imagens nos seus Dialogue Cards para revisá-los depois! Por exemplo: Definição de stove: appliance – utilize a foto do fogão e pronto! Facinho de decorar!
3: Ouça e leia algo no idioma desejado todos os dias!
Quando você trabalha sua audição você consegue absorver não apenas o vocabulário, mas também a velocidade, ritmo e entonação da fala, seu cérebro começa a entender o novo idioma com muita facilidade, e as coisas começam a acontecer de forma mais natural com a exposição a essa nova língua. Assista filmes e séries, ouça podcasts, músicas, imite o que gostar e achar útil, insira essas frases no seu contexto!
Quando você imita o som, ritmo, entonação e velocidade, você soa cada vez mais como um nativo e passa a gostar do novo idioma que se torna confortável aos seus ouvidos com essa exposição constante! Isso também ajudará a eliminar a tradução constante do caminho, digamos que quando você pensa em inglês por exemplo, você primeiro pensa em português >>traduz para o inglês da forma que acha que é correta>>fala uma frase estranha e com pronuncia diferente para um nativo americano. O ideal é pensar em inglês frases que você sabe que realmente existem>>falar super naturalmente!
Sabe o que mais vai te ajudar a pensar em inglês? Ler em voz alta! É muito mais fácil ler o que você já entende! Pega aquele livro que você ama em português, compra ele em outro idioma e começa a ler! Se não sabe o nome do livro em inglês ou outro idioma, basta traduzir a página da Wikipedia para sua língua alvo. Então você pode procurar o título na Amazon, sempre tem promoções de livros la! Tem vários audiobooks no Youtube para te ajudar a acompanhar essa leitura!
Comprometer-se a ler 20 minutos para ter o hábito de pensar na sua língua-alvo. Não demorará muito para começar a lembrar as frases pelo sistema SRS de novo e Dialogue Cards. Digite/escreva as frases ou frases que você acha que deseja usar em seus próprios pensamentos, e ao longo do tempo, você não vai esquecer delas!
Dia a dia, você começa a perceber que o seu cérebro começa a raciocinar inglês. Você vai perceber que vai pensar em uma palavra ou até mesmo uma frase em inglês naturalmente. E, consequentemente, você vai se sentir motivado ao ver sua evolução e vai começar a pensar praticamente tudo o que vive em inglês. Como consequência sua fala também melhorará drasticamente! É simples, só uma questão de começar a praticar agora mesmo! Você está com fome após a leitura desse artigo super legal? Pense em inglês sobre isso.
Vença a preguiça e o medo de falar inglês e passe para o próximo nível!
0 respostas em "Segredo revelado! 3 Passos Para Pensar Em Inglês"